este é para felizes usuários de Macs que sofrem com as esquisitices do senhor Jobs e das maçãs - o bug do Horário de Verão.
Como já é a segunda vez que me assusto com essa merda, resolvi escrever para servir de alento aos desesperados.
Hoje, dia 17 de outubro de 2010, por volta das 21h, liguei o MacBook Pro e comecei a usá-lo sobre as coxas. O unibody de alumínio do MBPro é perfeito para esse tipo de situação porque não esquenta. No entanto, já com as coxas vermelhas, notei que havia algo errado.
Fui no dashboard, onde uso o iStat (excelente app que mede temperaturas e atividade da CPU) e quase caí pra trás quando vi que 90% da CPU estava sendo utilizada e a temperatura passava dos 80 graus! Em seguida, fui no Activity Monitor e constatei - um processo chamado "SystemUIServer" estava comendo quase 85% da CPU.
Depois de 2 minutos de guguladas, senti-me um completo idiota de ter caído na mesma pegadinha da Apple pela segunda vez - o famoso "Bug do Horário de Verão"...
Ainda não se sabe por que razão, a Apple tem sérios problemas com o horário de verão. Quando se aproxima a "hora da virada", em que temos que adiantar ou atrasar os ponteiros em uma hora, esse processo (que é disparado pela opção "set date and time automatically", o que se dá por sincronização pelo site time.apple.com) começa a devorar CPU como um vira-latas que recebe filé mignon e esquenta seu Mac à temperatura dos infernos.
Como resolver o problema? Aí vem a parte difícil - depois da meia-noite, o processo desaparece do Activity Monitor e a temperatura volta ao normal, permitindo-lhe usar seu laptop novamente sobre seu lap.
Se você, no entanto, não quer pagar pra ver sua maçã se transformar em Mac Fritas, desabilite a opção supracitada ("set date and time automatically") que tudo volta ao normal. Após a meia-noite, digamos à meia-noite e 2 segundos, volte a habilitar a opção novamente.
Em suma, don't worry, it's a Mac.
E, justamente por isso, esse tipo de bug estapafúrdio não deveria acontecer. E não pense que o problema é só no BraZil por conta do nosso horário de verão sem datas definidas; o causo ocorre no mundo todo, e é bonito de ver os yankees se descabelando online em fóruns da Maçã, jurando voltar a dar dinheiro a Bill Gates, ou suicidar-se em 5, 4, 3, 2, 1... caso Jobs não resolva a pendenga.
Em tempo: se você também é um feliz usuário de iPhone, o problema é duplo - o bug no iPhone faz com que compromissos da agenda se percam, que você acorde uma hora mais cedo (ou mais tarde), que perca a paciência e a dignidade.
Moral da história no. 1: Macs estão longe da perfeição.
Moral da história no. 2: Macs são viciantes mesmo assim.
Moral da história no. 3: O vício é uma merda.
Abraço,
Lanzetti