Sunday, October 17, 2010

Bug do Horário de Verão no Mac

Olá, pessoal,

este é para felizes usuários de Macs que sofrem com as esquisitices do senhor Jobs e das maçãs - o bug do Horário de Verão.

Como já é a segunda vez que me assusto com essa merda, resolvi escrever para servir de alento aos desesperados.

Hoje, dia 17 de outubro de 2010, por volta das 21h, liguei o MacBook Pro e comecei a usá-lo sobre as coxas. O unibody de alumínio do MBPro é perfeito para esse tipo de situação porque não esquenta. No entanto, já com as coxas vermelhas, notei que havia algo errado.

Fui no dashboard, onde uso o iStat (excelente app que mede temperaturas e atividade da CPU) e quase caí pra trás quando vi que 90% da CPU estava sendo utilizada e a temperatura passava dos 80 graus! Em seguida, fui no Activity Monitor e constatei - um processo chamado "SystemUIServer" estava comendo quase 85% da CPU.

Depois de 2 minutos de guguladas, senti-me um completo idiota de ter caído na mesma pegadinha da Apple pela segunda vez - o famoso "Bug do Horário de Verão"...

Ainda não se sabe por que razão, a Apple tem sérios problemas com o horário de verão. Quando se aproxima a "hora da virada", em que temos que adiantar ou atrasar os ponteiros em uma hora, esse processo (que é disparado pela opção "set date and time automatically", o que se dá por sincronização pelo site time.apple.com) começa a devorar CPU como um vira-latas que recebe filé mignon e esquenta seu Mac à temperatura dos infernos.

Como resolver o problema? Aí vem a parte difícil - depois da meia-noite, o processo desaparece do Activity Monitor e a temperatura volta ao normal, permitindo-lhe usar seu laptop novamente sobre seu lap.

Se você, no entanto, não quer pagar pra ver sua maçã se transformar em Mac Fritas, desabilite a opção supracitada ("set date and time automatically") que tudo volta ao normal. Após a meia-noite, digamos à meia-noite e 2 segundos, volte a habilitar a opção novamente.

Em suma, don't worry, it's a Mac.

E, justamente por isso, esse tipo de bug estapafúrdio não deveria acontecer. E não pense que o problema é só no BraZil por conta do nosso horário de verão sem datas definidas; o causo ocorre no mundo todo, e é bonito de ver os yankees se descabelando online em fóruns da Maçã, jurando voltar a dar dinheiro a Bill Gates, ou suicidar-se em 5, 4, 3, 2, 1... caso Jobs não resolva a pendenga.

Em tempo: se você também é um feliz usuário de iPhone, o problema é duplo - o bug no iPhone faz com que compromissos da agenda se percam, que você acorde uma hora mais cedo (ou mais tarde), que perca a paciência e a dignidade.

Moral da história no. 1: Macs estão longe da perfeição.
Moral da história no. 2: Macs são viciantes mesmo assim.
Moral da história no. 3: O vício é uma merda.

Abraço,
Lanzetti

Sunday, October 3, 2010

All the Way

Novo CD saindo fresquinho do forno.

Confiram a capa e o repertório.



Esse foi feito com o Logic Pro 9 e a East West Quantum Leap Symphonic Orchestra Platinum + XP, uma biblioteca de 40 DVDs de samples de instrumentos orquestrais (cordas, madeiras, metais e percussão).

O timbre do piano é um Steinway Full Piano que vem no Symphonic Orchestra do Garageband.

Aos amigos produtores de orquestrações em MIDI - depois de testar muitas ferramentas, cheguei à conclusão de que não há nada igual (no momento) ao conjunto Logic + Mac para fazer esse tipo de trabalho.

Em breve disponibilizo algumas faixas no Palco MP3.

Grande abraço,
Lanzetti