Tuesday, August 9, 2011

La vita è mobile



Olá a tod@s,

acabo de mudar completamente meu modus operandi e vou relatá-lo aqui porque pode beneficiar mais alguém - decidi tornar minhas ferramentas de trabalho mais portáteis, e prevejo um ganho em praticidade, funcionalidade e produtividade.

Sou carioca, mas atualmente moro e trabalho no exterior. Não sei ao certo o que pode acontecer em 3 ou 6 meses, se serei transferido para outro país, ou se simplesmente decidirei retornar ao Brasil. Por conta disso, decidimos (minha esposa e eu) investir em equipamentos que possam ser carregados dentro de malas. Qualquer coisa que ultrapasse a barreira dos 158 centímetros de largura + altura +  comprimento já vai dificultar a nossa vida.

Sou usuário de produtos Apple (que é quase a mesma coisa que dizer que sou dependente tecnológico) e até agora utilizava um iMac 21" (cujo transporte do Brasil para cá exigiu um planejamento bélico) e um MacBook Pro 13" para quando precisasse de um computador on the road.

O fato de ter dois computadores já me embananou algumas vezes: pensava que tinha transferido o arquivo de um pra outro e não tinha, esquecia de instalar no outro um determinado programa que utilizava no um etc. O que me salvava era sempre o LogMeIn, que me permitia ter acesso remoto do iMac em casa de onde eu estivesse. Quantas vezes minhas aulas foram salvas pelo LogMeIn...

O outro problema decorrente de se ter dois computadores é a dificuldade de portabilidade dos desktops. Eu acredito que o futuro da computação será portátil (vide a tendência do uso de tablets), mas sempre fui meio avesso à ideia de me livrar do desktop por 2 motivos: 1. ergonomia e 2. produtividade

Convenhamos, é impossível encontrar uma posição confortável para se utilizar um laptop - teclado e tela não se desgrudam, tela muito pequena, carcaça que esquenta as pernas, trackpad etc.

Mesmo com todas as melhorias implementadas pela Maçã em seus MacBooks (como os gestos multitouch do trackpad, por exemplo, sem os quais eu não conseguiria mais trabalhar), os laptops ainda são terrivelmente não-ergonômicos e prejudicam a produtividade.

Produtividade é um nível de eficiência de trabalho que só pode ser atingido em condições ideais - dentre as quais destaca-se (a meu ver) a ergonomia. Sempre achei importante investir numa boa mesa e principalmente numa excelente cadeira para se trabalhar com o computador. Para conseguir atingir os requisitos básicos para a produtividade, não há nenhuma outra ferramenta mais adequada que o famigerado desktop. Como então resolver o problema da portabilidade sem prejudicar a produtividade?

A decisão que tomei e considero acertada é a de exterminar para sempre o desktop da minha vida. A partir de agora, utilizarei apenas laptops. Para mim, profissional que trabalha com textos, apresentações de slides, planilhas, softwares específicos voltados para a tradução e para a educação, isso será possível devido ao lançamento dos novos modelos dos (quase) perfeitos MacBook Airs.

Os novos MacAirs com, por exemplo, 13", processadores Core i5 e 4 Gb de RAM possuem poder de fogo muito maior que o de que esse tipo de profissional precisa atualmente. Na verdade, esse novo MacBook Air que adquiri é o computador mais poderoso que já tive.

As vantagens são inúmeras - com um computador apenas, sei exatamente onde estão todos os meus arquivos, todas as ferramentas de que preciso, posso levá-lo para onde quer que vá, seu peso é sinceramente desprezível e cabe em qualquer pochete.

Mas... ainda é um laptop, com todos os seus intrínsecos problemas ergonômicos. Para resolvê-los, o segredo: um Cinema Display de 27" para ficar em casa. Com um cabo apenas que se divide em três (USB, energia e Mini-display ou Thunderbolt), deixo o MacAir num suporte em pé sobre a mesa (ocupando quase nenhum espaço), não preciso de um fio extra para ligá-lo (a energia é provida pelo próprio monitor), tenho uma resolução melhor que a de qualquer TV em alta definição (2560x1440), 27" ao meu dispor para não precisar de 2 monitores, webcam e alto-falantes embutidos, não precisa ser desligado (consome menos de 1W de energia em modo de espera), mais leve e menor que um iMac de mesmo tamanho de tela.

Para usuários de drogas PCs, as escolhas são ainda mais variadas. Considere se mudar a sua configuração de trabalho não aumentaria a sua produtividade. Penso no caso de um professor, por exemplo, que precisa preparar suas aulas em casa e depois aplicá-las in loco. Ter um laptop ligado a um monitor em casa para oferecer-lhe o conforto necessário à complexa arte de preparar aulas e depois poder levar o mesmo laptop para dar a aula preparada é uma estratégia que poupa tempo, complexidade logística e até energia elétrica (visto que laptops são mais eficientes energeticamente que desktops).

Desktops nunca mais. O futuro é portátil.

Abraço,
Rafael Lanzetti