Olá, pessoal,
uma passada rápida apenas para registrar mais um capítulo da odisséia ferroviária in terra brasilis: um passeio de 40 minutos de M. Fumaça partindo de S. João del Rey até Tiradentes, ambas cidades históricas do ciclo do ouro mineiro (o marco da famosa Estrada Real fica entre as duas cidades).
O passeio utiliza a malha da antiga EFOM (Estrada de Ferro Oeste de Minas) em bitola estreita de 0,76 m. A composição era formada de uma ten-wheeler "mascarada", porque foi adaptada para utilizar diesel como combustível, mas ainda possui o tender (que funciona de tanque) e 10 (salvo engano) vagões de passageiros de madeira.
Partindo de S. João del Rey, a composição deixa aos poucos para trás os limites urbanos e rurais da cidade, passa pela Serra de S. José e margeia o Rio das Mortes até chegar, 12 Km e 40 e poucos minutos depois, em Tiradentes (antiga S. José del Rey), onde o alferes teria passado 10 anos de sua vida e onde muitos eventos confidentes teriam ocorrido.
É interessante observar, das janelas dos vagões, parte dos caminhos por onde escoava-se o ouro das minas gerais. A paisagem em si durante o percurso não é nada de extraordinário, o passeio vale mais pelo trem que pelo percurso.
Em S. João há, na estação, um museu ferroviário relativamente bem organizado com peças interessantes. Falando em museu, dois museus de que gostei muito em S. João foram o museu Tancredo Neves (não podia deixar de ser - um museu em sua homenagem em sua cidade-natal) e o museu da FEB, localizado no Regimento de Infantaria de Montanha da cidade.
Em Tiradentes, não deixe de conhecer as igrejas étnicas - a dos brancos, a dos mulatos e a dos negros. A primeira, a Matriz de Santo Antônio, disputa com Ouro Preto o posto de 2a igreja com maior quantidade de ouro forjado em sua arquitetura - perto de meia tonelada do metal.
Em Tiradentes há também, na estação do séc. XIX, um virador manual de locomotivas ainda utilizado para manobrar a ten-wheeler de volta para S. João.
O bilhete de ida-e-volta custa R$ 30,00.
Um abraço,
Lanzetti
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