Textos sobre tecnologia, linguística, tradução, filosofia, mágica, línguas estrangeiras, modelismo, música.
Tuesday, August 4, 2009
Conferência Los Cinco Pilares del Mentalismo
No dia 25/07/09, ofereci aos amigos da Escuela de Magia Mago Larrain de Santiago do Chile, minha conferência de mentalismo "Los cinco pilares del Mentalismo". O espaço que eles têm é fantástico - uma casa inteira no bairro de Vitacura, um bairro nobre da capital chilena, com decoração mágica e espaços para conferências e apresentações em todos os cômodos. Há ainda um dormitório para mágicos visitantes, palestrantes etc.
O pessoal de lá foi muito receptivo e educado comigo e com minha esposa. Gostamos muito de conhecer os alunos e professores. Uma coisa me chamou particularmente a atenção: o quanto eles levam a sério o estudo das Artes Mágicas. No Brasil, qualquer youtubista que consegue aprender um ou dois truques quer ser considerado mágico. Compra meia-dúzia de apetrechos em uma loja virtual de mágica, camiseta e calça pretas, uma maletinha preta e sai por aí importunando as pessoas na rua com efeitos mal elaborados, técnicas sofríveis e patter inexistente.
Mágica é uma arte, e como tal merece estudo teórico e prático, idealmente numa escola de arte, com professores especializados e material/infra-estrutura para auxiliar o desenvolvimento dos aprendizes.
Mas, como no Brasil artista é sinônimo de vagabundo... somos relegados à escória social, e não temos direito e acesso ao que a arte tem de melhor - o conhecimento humano intrínseco à história e à tradição da Rainha das Artes.
Abraços,
Rafael Lanzetti
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment