Friday, July 8, 2011

Moro na Europa porque sou pobre

Estou ficando cada vez mais assustado com o que tenho lido e ouvido sobre o custo de vida no Rio e em São Paulo. Aluguéis de quatro dígitos, apartamentos de 30 milhões, iogurte de dez reais, pipoca em show de rock por 30, e daí pros ares.

Moro em Hamburgo, Alemanha, num apartamento alugado. Aqui não há luxo, a não ser para os muito ricos. O prédio não tem elevador, não tem porteiro, não tem faxineiro. Cada um varre a sua cota de escada e cuida das lâmpadas queimadas na sua parte do corredor. Viver num condomínio de classe média no Brasil, com porteiro, 2 elevadores por bloco, delivery 24 horas, piscina, sauna, área de lazer e afins é um sonho impossível para 95% dos alemães. Viver no Brasil é infinitamente mais confortável. Será?

Quando boto o pé pra fora do meu apartamento, a Alemanha começa a ficar mais atraente. Em primeiro lugar, não preciso trancar a porta, simplesmente fecho-a e vou-me. Ao sair do prédio, um ponto de ônibus com um placar eletrônico dizendo quantos minutos o próximo no. 25 vai demorar para chegar. Pego o ônibus, salto 15 minutos depois na estação de metrô. Quando chego, o metrô está me esperando para sair (os horários são coordenados). Dez minutos depois, chego à estação onde tenho que saltar. Um minuto depois, estou no meu local de trabalho. O valor do transporte é descontado de meu salário mensalmente - o que me permite pegar qualquer meio de transporte, quantas vezes quiser (e não há roletas). Se fico doente, vou imediatamente ao médico. Os exames e remédios estão incluídos no valor que pago pelo seguro de saúde.

Durante muitas décadas, o custo de vida nos países europeus foi visivelmente maior que na América do Sul; agora, as coisas estão gradativamente mudando de figura.

Meus gastos com contas diversas e moradia aqui são mais ou menos os mesmos que tinha no Brasil no ano de 2009. Com transporte, gasto menos da metade do que gastava no Brasil. No supermercado, o gasto fica mais ou menos pela metade. Os produtos eletrônicos nos custam aqui por volta de metade (por vezes menos) do que custam no Brasil (e isso para um nerd é fator crucial para determinar qualidade de vida).

Aqui, pago impostos muito altos (para o padrão europeu) que correspondem a mais ou menos 3/4 dos impostos que pagava no Brasil. Em troca, no entanto, transporte e saúde de alta qualidade, além de segurança, ordem pública, opções de lazer (gratuitas) e condições de viajar com muito mais frequência, já que os preços de passagens aéreas e estadia por aqui são, em média, metade do que se paga no Brasil.

Sabem por que o brasileiro tolera esse tipo de absurdo? Porque, infelizmente, o brasileiro médio não tem condições de passar 3 meses na Europa para comparar qualidade de vida, de serviços prestados e relação entre custo e benefício de se morar por aqui. A revolta verdadeira só pode ser sentida por aqueles que afortunadamente tiveram essa chance de atravessar o Atlântico.

É claro que meu argumento está baseado nas atuais condições da Alemanha que, diga-se de passagem, são bem diferentes de conjunturas de outros países na Europa, principalmente os de economia deficitária.

Mas a pergunta que permanece é esta: vale mesmo a pena morar no Brasil?

6 comments:

Prof. Karina said...

Sonho!!!
Quero essa vida!!!

Menina Veneno said...

Karina, me too! 8)

Anonymous said...

Um dia você volta e não encontra nada.

Angelica said...

Realmente é uma verdade...moro na Europa a 8 anos também, e esse ano de 2011 resolvi voltar para o Brasil. Cheguei em Abril,fiquei quatro meses e estou voltando amanhã para Europa de novo...Não me acostumo com esses preços, com esses impostos,com a dificuldade para tudo para quem é da classe média,com a injustiça que vejo aqui esses politicos ganhando milhoes. Muito triste, queria poder ficar na terra onde nasci, mas simplismente não consigo. O salario que me ofereceram por ser formada, pos graduada, trilingue, foi de menos de 1000 reais... é para dar risada.. prefiro ser pobre na Europa sem sombra de duvida!Na verdade agora só venho para o Brasil pela minha familia... se o país fosse governado por gente que pensa no pròximo, que se preocupa! Se a educação,a saúde fosse mesmo levada a sério. Voltei porque me diziam "- O Brasil ta melhor, ta diferente,ainda não vi nada!" É uma pena!!! É triste... amei teu texto. Beijoca e boa sorte ai!!

Rafael Lanzetti said...

Obrigado pelo depoimento, Angelica. Boa sorte pra você!

Anonymous said...

No Brasil o custo de vida e pelo menos cinco vezes mais, com o condominio que se paga no brasil da para pagar iptu, aluguel, luz, agua na europa. o salario no brasil
eh pelo menos tres vezes menor.
exemplo um bombeiro ganha 5000 euros, uns 12,000 reais, um bombeiro da pm ganha 1,100 por mes.
amado brasil sim, mas com condicoes vergonhosas de sobrevivencia para 99,5% das pessoas. o brasil eh bom para quem tem milhoes !