Olá a tod@s,
como prometido aos amigos ferreomodelistas, publico aqui algumas fotos do recente upgrade que fiz à decoração da minha maquete em escala HO. Na verdade, como todos sabem, pelo menos 60% do trabalho foi da minha esposa, já que, como combinado, "a decoração é com ela".
Em primeiro lugar, adicionei 10 postes com luz - 5 postes de rua para o pátio de manobras e 5 postes de vizinhança para iluminar a rua das casas e o novo parque das crianças (clique nas imagens para visualizá-las melhor).
A instalação de postes de luz é uma coisa bastante chata de se fazer. É preciso furar o tablado, o que pode deslocar trilhos e outras coisas do lugar, soldar os positivos e negativos em paralelo e usar uma fonte. A pergunta é, que fonte usar? Depois de alguns testes, decidi que iria usar uma fonte de voltagem regulável (assim posso variar, por exemplo, de 9v a 12v, dependendo do resultado da iluminação) e de 1 ampère (1000 mA). O segredo dos postes é não deixá-los brilhosos demais porque perdem o realismo. Um poste que ilumina 10 cm2 da sua maquete não é real, porque, em escala cheia (1:1), um poste assim iluminaria 87 m2! O brilho da luz dos postes, regulado a partir da voltagem da fonte, deve ser tênue, para representar o mesmo brilho de um poste real.
Acrescentei também uma torre de TV com um led na ponta e, como todo led, precisa de um pequeno resistor, já que não suporta cargas altas. O resistor precisa ser colocado sempre no positivo. Assim, é uma boa idéia ter uma fonte que permita a inversão da polaridade porque, para as microlâmpadas dos postes, a polaridade não faz diferença, mas para os leds, sim.
Quanto à decoração: acrescentamos várias figuras humanas de passageiros nas estações, crianças no parque etc.; Um parque para as crianças com escorregador, gangorra e balanço; um sorveteiro e um senhor com realejo (com direito ao mico de estimação); dois velhos jogando xadrez numa mesa; pessoas sentadas nos bancos do parque; uma igreja com uma cena de casamento (a igreja foi comprada pronta da minitech. O alicerce da igreja foi feito com massa de argila para modelar, bem prática e dispensa o uso de água. O caminho para a igreja foi feito com a mesma massa e com flores decorativas feitas pela Cynthia. Essas flores são aqueles ramalhetes de enfeites vendidos em papelarias e lojas de decoração. Ela cortou os caules e colou as flores numa base de EVA.); uma madeireira feita pela Cynthia (com madeira balsa 1mm e base de EVA); uma fábrica de cimento (feita de papel cartão e janelas de plástico do kit da Frateschi); uma cabana de linha, uma outra casa e uma mercearia, todas feitas pela Cynthia com papel cartão (os telhados foram feitos de papel canelado); um alambrado para a entrada do virador de locomotivas; outdoors feitos de madeira balsa e etiquetas transparentes PIMACO; barcos no lago (agora falta o pescador e os banhistas); muitas árvores feitas de folhagem seca tingida de verde com tinta xadrez em pó e "troncos" de cabinhos de tangerinas/mexericas; anões de linha com leds (ligados direto aos trilhos); cercas verdes com flores para dividir as linhas; pastores com seu rebanho de ovelhas e, finalmente, um pano de cortina para esconder os fios debaixo da maquete.
Falando nisso, quem quiser pode encomendar os seguintes itens de decoração à minha esposa:
1. Caminho de flores
2. Madeireira
3. Casas de diversos modelos
4. Indústrias (cimento, carvão etc.)
5. Outdoors personalizados
6. Árvores de diversos tamanhos e modelos
Para obter mais informações (preços e fotos), falem diretamente com ela: cynthia.lanzetti@gmail.com
Para ver fotos da nova decoração, assista a este vídeo do Youtube:
Agora, a grande novidade - um simulador de som caseiro. Queria "inventar" um simulador de som barato e prático, e acabei executando o seguinte plano: baixei um programa para associar sons Wave a teclas do teclado. No meu caso, usei o Wave Board, mas qualquer programa com essa função serviria (existem muitos programas desses gratuitos no www.baixaki.com.br). Em seguida, comprei um teclado numérico para laptops e instalei no painel de controle da maquete. Usei umas caixas de som para computador que estavam jogadas num canto daqui e as coloquei estrategicamente embaixo da maquete. Assim, o único inconveniente é que preciso levar o laptop para perto da maquete e ligar o teclado numérico USB e as caixas de som nele, mas consegui, baixando do site sound.org diversos sons reais de locomotivas a diesel, frenagem, sino, apito, pessoas conversando na estação, aviso na estação, pássaros, galinhas, bois, cabritos etc. E a maquete ficou bem mais divertida!
Vejam uma demonstração no Youtube:
A qualidade do vídeo e do som não é das melhores, e é meio complicado filmar e controlar a maquete ao mesmo tempo, mas prometo fazer um vídeo melhor no futuro.
Um abraço e até a próxima,
Rafael Lanzetti
8 comments:
Fala Lanza,
Muito bacana!!!
quantos hobbies vc tem? sei que vc tem um azul, um preto e amarelo.. rs
Parabens cara...
abs
Emerson
Hahaha
obrigado, meu amigo. Mas o "hobby" mais bonito que eu tenho é aquele transparente que você me viu vestindo ontem à noite!
Abraço,
Lanzetti
caraca, rafael!
Pq vc não compra um videogame, que nem a maioria dos nerds normais?
hehehee
abços!
Hahaha, não tem 1/3 da graça.
Parabéns Rafael, pela maquete. O som dos trens é perfeito. As crianças brincando? É só fechar os olhos, que dá para escutar direitinho...
Giane
Brigado, Giane! O simulador de som é mais um produto das Organizações Lanzetti!
Abração.
Caro Mestre Lanzetti, caso se interesse, gostariamos de publicar na humilde http://www.HobbyNews.com.br uma Matéria H.O. abordando, em Dicas de Modelagem, a sonorização estupenda como a que as poderosas Organizações Lanzetti conceberam triunfalmente.
PS: ´Gegê´ e ´Kubi´... devidamente incorporados ao diz-léxico em meus E-lfarrábios, com créditos.
MTO SHOW,CARA,TO COMEÇANDO A MINHA...TO ATE MEIO PERDIDO,ESPERO Q UM DIA CHEGUE AOS PES DA SUA,MTO LEGAL MESMO,UM ABRAÇO....
PAULOAF22@GMAIL.COM
Post a Comment