Friday, August 24, 2007

Tutoriais no Youtube para tradutores

Olá a tod@s,

gravei alguns tutoriais para meus alunos, ex-alunos e amigos tradutores. Aqui está a relação:

1. Macros para Tradutores - macros distrubuídas gratuitamente pelo Portal Logos. Quem quiser o arquivo de macros, pode me pedir deixando um recado neste post. As macros incluem conversão de arquivos .pdf para .doc, contagem de palavras em .pdf e .html, recurso de glossário com tradução automática, entre outros.








2. Babylon - Dicionário/enciclopédia/glossário eletrônico e online essencial para tradutores (tutorial em duas partes).





3. Houaiss - Dicionário eletrônico (melhor que o Aurélio).





4. Conversão de arquivos PDF para RTF (editáveis com o Word).








Infelizmente a qualidade dos vídeos no Youtube cai muito. Quem quiser, pode encomendar um CD com esses tutoriais em vídeos com boa resolução ao preço de R$ 5,00 + frete. Já resolvi o problema das imagens na captação do vídeo e melhorei a qualidade do som - agora estéreo.

Em breve, vou lançar o vol. 2 da série Vídeo-aulas. O tema será "Tradução de páginas da Internet".

Grande abraço,
Lanzetti

5 comments:

Anonymous said...

Boa Tarde! Como eu faço para instalar os macros no microsoft word versão 2007?? Obrigada.

Rafael Lanzetti said...

Olá, Débora, baixe o arquivo .dot (se quiser, eu posso mandar) e, no Word, vá em FERRAMENTAS, MODELOS E SUPLEMENTOS, ADICIONAR, procure o arquivo e clique em OK. A barra de macros deve aparecer no Word.

Um abraço,
Lanzetti

Unknown said...

Olá, Professor!
Adorei essa dica das macros. Será que o senhor poderia me mandar o arquivo?
O meu e-mail é redli@ig.com.br
Obrigada.

Anonymous said...

Ola! Os videos tutoriais sao otimos! Obrigada por eles. Queria aproveitar para fazer uma pergunta simples. Estou nos EUA e meu Microsoft Word nao tem aquele dicionario em portugues basico que verifica ortografia (faz a palavra ficar sublinhada em vermelho quando e soletrada errado). Alguma dica de onde posso baixar esse arquivo? Terei que comprar um novo software do "Word" no Brasil e instala-lo aqui para ter esse recurso? (desculpe a falta de acentos, mas estou no trabalho e o teclado aqui nao tem os acentos)

Denise Fraga
denise_fraga@yahoo.com

Anonymous said...

Ola
seria possivel enviar-me o ficheiro macros
adamantano@hotmail.com
desde ja obrigado